Google Tradutor/Translate Google

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Brasília Atual e Moderna, Sempre




Por ocasião da data do Cinqüentenário de Brasília, não haveria outra forma de homenagear a cidade planejada por Lúcio Costa e Oscar Niemayer, que não fosse reverenciar toda sua exuberância.

Com uma desenho ímpar de seu Urbanismo e com prédios de rara beleza no mais completo êxtase da Arquitetura Moderna, Brasília ainda inspira e deixa transparecer sua autoridade única no rol das cidades planejadas e realizadas, tal qual fora imaginada.

Se fosse em Palau, na Oceania ou em qualquer lugar do mapa, não seria a mesma, que esta jóia do serrado central brasileiro.

Hoje, toda nervurada em ramificações contíguas, ainda têm em seu cerne o objeto de sua razão de existir.

Esquadrinhada como cruz ou encruzilhada, com curvas e traços retos, sob pilotis e grandes vãos, com uma catedral que só uma pessoa conhecida como atéia poderia conceber, assim está Brasília assentada como uma oferenda aos Orixás no Centro geográfico da nação mais diversificada entre os mundos conhecidos.

Parabéns, Brasília dos Candangos e das Embaixadas, do tudo de bom e do tudo que se ainda escolhe, do Alto e do Baixo, do místico e do cético, do tudo e do nada de seus filhos.

Nivaldo Nicoliche

Arquiteto e Urbanista

CREA 5060328529

CONFEA 260160645-2

Nenhum comentário:

Postar um comentário