Google Tradutor/Translate Google

domingo, 11 de abril de 2010

Apelo pela Carta Geotécnica na Construção Civil

Infelizmente, se repete tragédias anunciadas nas encostas e fundos de vale de nossas cidades brasileiras. Não vou aqui contabilizar mortos, vítimas e desabrigados dos eventos que se sucedem ao longo de anos, nem há como responsabilizar a Natureza, as vítimas ou as autoridades envolvidas, todos enfim tem sua parcela de culpa como a sociedade que não afetada, também vive a margem do problema e por conseguinte se faz omissa na resolução definitiva do exposto.
A engenharia, geotecnia e a geologia, tem alertado ao longo de décadas, ausência de instrumento fundamental para que o poder público possa de fato ter autoridade legal para impedir a ocupação de morros, encostas, mata ciliar, reservas da marinha, enfim toda localidade de risco e de potencial risco ao largo de nossas metrópoles e mesmo para cidades incrustadas em Serras ou a margem de determinados Rios, lagunas e costa marítimas.
Este instrumento, chamado de Carta Geotécnica, indispensável nas sondagens de solo, acomodação de terrenos, declividade segura e propriedades que restringem a ocupação de áreas de todos os municípios, ainda é na maioria dos casos inexistente.
Até que nós arquitetos e urbanistas tenhamos consciência desta necessidade vital para nossa profissão em países que tendem a despontar como potências na construção civil (Copa do Mundo, Olímpiadas, etc...) e a sociedade civil de sua força e responsabilidade no ato de cobrar de nossos governantes esta confecção, a Carta Geotécnica, ficamos todos réus destas tragédias.
Que Deus esteja conosco, nesta luta.

Nivaldo Nicoliche
CREA 5060328529
CONFEA 260160645-2

Nenhum comentário:

Postar um comentário